Polinômios - Divisão



Divisão de um Polinômio por Monômio
Nesse caso, dividimos cada termo do polinômio pelo monômio.

Exemplo:
Vamos dividir (4x3 + 2x2 – 8x) por 2x.

Resolução:
4x3  +  2x2  –  8x 
2x        2x       2x

= 2x2 + x  –  4 





Divisão de um Polinômio por Polinômio 
Um dos métodos mais comuns para a divisão de polinômios é o método da chave, semelhante ao método da divisão de números inteiros (sem decimais).

Dividir um polinômio A por um  polinômio B significa encontrar um polinômio Q (quociente) e um polinômio R (resto) da seguinte maneira:
Isso significa que:
A = B.Q + R

Vamos ver um exemplo:
Como exemplo vamos dividir (2x3 – 6x2 + 3x + 2)  por (x – 2).

Procede-se da seguinte maneira:

1º Passo:
Divida o primeiro termo do dividendo (2x3) pelo primeiro termo do divisor (x) e obtenha o primeiro termo do quociente (2x2):
2º Passo:
Multiplique o primeiro termo do quociente (2x2) pelos termos do divisor, colocando os produtos com sinais trocados embaixo dos termos semelhantes do dividendo. Em seguida, reduza os termos semelhantes, conforme figura abaixo:
3º Passo:
Repita o 1º passo dividindo o "novo" primeiro termo do dividendo (-2x2) pelo primeiro termo do divisor (x) e obtenha o segundo termo do quociente (-2x):

4º Passo:
Repita o 2º passo, multiplique o segundo termo do quociente (-2x) pelos termos do divisor, colocando os produtos com sinais trocados embaixo dos termos semelhantes do dividendo. Em seguida, reduza novamente os termos semelhantes, conforme figura abaixo:





5º Passo:
Agora que você já deve ter entendido o procedimento, repita-o mais uma vez e conclua a divisão.
Conseguiu? Agora é hora de treinar mais!