01- Efetue as multiplicações:
a) ( + 5 ) . ( + 3 ) = + 15
b) ( + 4 ) . ( – 50 ) = – 200
c) ( – 8 ) . ( + 12 ) = – 96
d) ( – 7 ) . ( – 7 ) = + 49
e) ( – 2 ) . ( + 4 ) . ( + 3 ) . ( – 10 ) = + 240
f) ( – 25 ) . ( – 6 ) . ( – 2 ) = – 300
g) 2 . (– 20 ) . ( + 10 ) = – 400
h) (– 4 ) . 5 . ( – 7 ) = + 140
i) (– 100) . 0 = 0
02- Calcule os quocientes entre os números inteiros:
a) ( + 18 ) : ( + 3 ) = + 6
b) ( + 52 ) : ( – 4 ) = – 13
c) ( – 56 ) : ( + 7 ) = – 8
d) ( – 40 ) : ( – 8) = + 5
e) (+ 51 ) : ( – 3 ) = – 17
f) ( – 99 ) : ( + 11 ) = – 9
g) (+600) : ( – 25 ) = – 24
h) ( – 750 ) : (+10) = – 75
i) (+ 300) : (– 1) = – 300
03- Existem quatro multiplicações de números inteiros cujo resultado é +10. Escreva essas quatro multiplicações:
(+ 5) . (+ 2) = + 10
(– 5) . (– 2) = + 10
(+ 10) . (+ 1) = + 10
(– 10) . (– 1) = + 10
04- Observe e responda:
a) Qual é o produto dos números na diagonal verde?
(– 4) . (– 3). (– 2) = – 24
b) Qual é o produto da soma dos números que estão em amarelo com a soma dos que estão em laranja?
Amarelo: + 8 + 6 – 5 = + 9
Laranja: - 10 – 1 + 9 = – 2
(+ 9). (– 2) = – 18
05- Complete os esquemas a seguir:
06- Descubra o valor de x para que a igualdade seja verdadeira:
a) x . (+ 2) = +10
x = + 5
b) (– 3) . x = –12
x = + 4
c) (–10) . x = +100
x = – 10
d) x . (+ 20) = –400
x = – 20
e) (– 80) : x = –20
x = + 4
f) x : (– 7) = +56
x = – 392
g) (+ 150) : x = +30
x = + 5
h) x : (+ 8) = –144
x = – 1152
07- Complete a tabela e responda:
Qual é o valor de A + B + C?
A = – 5; B = + 150; C = + 60.
– 5 + 150 + 60
= – 5 + 210
= + 205