01- Para
cada sentença, determine os coeficientes e a incógnita das equações do 2º grau
e classifique-as em completa (C) ou incompleta (I):
a) x2 + 8x + 12 = 0
Incógnita: _____ ( )
a = _____
b = _____
c = _____
b) 11y2 + 2y – 1 = 0
Incógnita: _____ ( )
a = _____
b = _____
c = _____
c) 4x2 – 15 = 0
Incógnita: _____ ( )
a = _____
b = _____
c = _____
d) –6t2 + 9t = 0
Incógnita: _____ ( )
a = _____
b = _____
c = _____
02- Escreva
a equação do 2º grau na sua forma geral (ax2 + bx + c = 0) para:
a) a = 1, b = 4 e c = –19
b) a = –7, b = 0,5 e c = 2
c) a = 14, b = –12 e c = 0
d) a = –3, b = 0 e c = –100
03- Em uma
equação do 2º grau, o que acontece se a = 0 com b ≠ 0 e c ≠ 0?
04- Reduza
as equações do 2.o grau à sua forma geral (ax2 + bx + c = 0):
05- Traduza
cada sentença na forma de equação, reduzindo-a à sua forma geral.
a) O quadrado de um número real é
igual ao seu triplo.
b) O quadrado de um número real
menos o próprio número é igual ao quádruplo desse número.
c) A diferença entre o quadrado
de um número real e o dobro desse número é igual a dez negativo.